Fiel Católico em seu e-mail

Você conhece a Lectio Divina?

LECTIO Divina é um antigo e místico método de leitura orante da Bíblia Sagrada, que segundo estudos já era praticado pelos cristãos ascetas dos primeiros séculos, conhecidos como Padres do Deserto, que se retiraram da vida em sociedade para viver uma profunda Comunhão com Deus como eremitas no deserto. É uma prática irmã da Oração Centrante e da Meditação Cristã. - Em artigos futuros, pretendemos abordar todos esses métodos.




A proposta da Lectio Divina é a busca pela experiência pessoal e íntima da Palavra de Deus em nossas vidas, através de 4 passos simples, que devem ser praticados com muita devoção e seriedade: Ler, Orar, Meditar e Contemplar. Muita gente, e talvez até você mesmo, que lê estas palavras agora, possuem um exemplar da Bíblia e o colocam num lugar de destaque em suas casas, mas raramente a leem. Outras pessoas, principalmente em outras comunidades cristãs, fazem da Bíblia uma companhia inseparável, a carregam debaixo do braço para onde quer que vão e fazem dela o seu livro de cabeceira; mas quase não se esforçam para colocar em prática, em sua vida cotidiana, a mensagem ali contida. E muita gente, bem mais até do que poderíamos imaginar, encontra grande dificuldade para entender os textos, e os consideram misteriosos, complicados, difíceis. A Lectio Divina vem suprir exatamente essa necessidade de íntima compreensão dos textos bíblicos, porque busca o entendimento mais profundo, que só pode ser alcançado por meio do coração e do espírito, e não pelo uso exclusivo do intelecto.

Há quem leia a Bíblia da seguinte maneira: abre o Livro Sagrado numa página qualquer, aponta o dedo ou fixa o olhar em algum versículo aleatório e considera aquele trecho como uma “resposta divina” para os seus problemas e angústias. Não negamos que Deus possa falar aos nossos corações de muitas maneiras, e às vezes de formas inesperadas. Mas no que se refere à leitura da Bíblia, não seria muito mais interessante buscar uma compreensão realmente aprofundada do que está sendo dito e ensinado? A Leitura Orante é um caminho acessível a todos e nos ajuda com simplicidade a rezar e, principalmente, vivenciar a Palavra em nossas vidas. É um caminho suave e muito agradável de intimidade com Deus.

Através dessa prática buscamos fazer com que a Palavra de Deus escrita, - a Sagrada Escritura, - seja verdadeiramente Lâmpada para os nossos passos (Salmo 119) e luz para o caminho. A Lectio Divina é uma leitura reflexiva das escrituras; é um método de oração que nos leva ao significado mais profundo das Escrituras e à transformação de nossas vidas. A leitura contemplativa das Escrituras é perfeitamente compatível com a interpretação bem fundada da Bíblia.

Lectio Divina é ouvir a Palavra divina, nas Escrituras, com os ouvidos da alma, coração e mente. A intenção é nos transformarmos na Palavra de Deus perante o mundo: nossos familiares, colegas de trabalho, amigos e a sociedade, como um todo, serão o nosso termômetro. Para os praticantes da Lectio Divina, ser reflexo da Palavra é um processo que acontece quando, com fidelidade, lemos, refletimos, respondemos e até descansamos na Palavra de Deus. - Essa atitude de "repouso" (contemplação) na Presença de Deus torna-se parte essencial de nossa vida diária; e assim nos tornamos canais vivos da Presença de Deus para os outros.

Vivendo em união com Deus, podemos transcender a nós mesmos e experimentar tudo em Deus e Deus em tudo. Nossa energia vital torna-se unida (uma com) ao Espírito Divino, como diz Jesus: “Que sejais um comigo,como Eu sou um com o Pai” (Jo 17, 22). Consequentemente, tornamo-nos misericordiosos, compassivos, amorosos e mais perfeitos, como Deus é misericordioso, compassivo, amoroso e perfeito.
ofielcatolico.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor, identifique-se com seu nome ou um apelido (nickname) ao deixar sua mensagem. Na caixa "Comentar como", logo abaixo da caixa de comentários, você pode usar a opção "Nome/URL". O campo "URL" não precisa ser preenchido.

** Seu comentário poderá ser publicado em forma de post, a critério dos autores do blog Fiel Católico.

*** Comentários que contenham ataques e/ou ofensas pessoais não serão publicados. Nossa proposta é basicamente a catequese e a apologética: apresentar a Sã Doutrina, defender a Fé. Debates são esperados e bem-vindos, desde que se discutam ideias e não pessoas. Demonstrar sim, combater sim, discordar sim, condenar erros sim. Julgar pessoas não.

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.